Quando o acaso decide

Tem certas decisões que eu gosto de colocar na conta do acaso, só pra ver o que acontece.

Nada muito sério, claro: eu coloco pequenas decisões, como por exemplo, eu deixar pra decidir se como ou não ciabatta só quando chegar na padaria. Se não tinha, então hoje a janta será ovos mexidos, pois quis o acaso que eu não comesse ciabatta.

Ou quando eu não levo algo que uso rotineiramente, tipo o batom que eu mais gosto de usar, ou o xampu que eu já sei que dá certo. Deixo pra ver o que tem lá onde eu vou, quem sabe alguém me empresta um xampu ou eu compro um novo na farmácia.

Acredito nas soluções que o acaso traz pra gente, na criatividade que isso pode desencadear, nas desviadas do caminho que o acaso nos proporciona.

Esse mês, como já compartilhei, estou de detox digital, sem instagram, e isso tem sido interessante, além de uma oportunidade de repensar muitas decisões tomadas no automático, ou dadas como certas. Duas semanas atrás, tentaram clonar meu cartão de crédito, e o acaso atuou novamente.

O banco identificou a compra como suspeita, não aprovou e cancelou meu cartão automaticamente. O problema, que viria a se tornar solução, foi que com isso eu tive vários pagamentos negados em assinaturas, plataformas de streaming e outros similares.

Isso desencadeou um processo que é interessante e ainda está em curso, já que me promoveu a oportunidade de repensar as escolhas que já havia feito anteriormente, a respeito de compras, assinaturas e outras coisas que levam meu dinheirinho.

Sabe quando você vai procurar um documento, a gaveta tá horrível e isso vira o mote para você arrumar ela inteira de vez? Foi isso aí que aconteceu.

Repensei, priorizei e cortei coisas que não me pareceram úteis ou que me geram valor.

Troquei algumas coisas de lugar, assinei outras coisas, foi bacana. Não paro de receber e-mails de problema com minha forma de pagamento (de Uber a Spotify), e a cada um destes, eu repenso: ainda quero usar meu dinheiro aqui?

E é assim, de pequenas em pequenas atuações do acaso, que algumas coisas mudam de forma maior e mais profunda.

Deixe um comentário