Segunda sem carne – curry de lentilhas

Eu adoro preparar receitas sem carne. Eu como carne, quase que diariamente, mas gosto de pensar nas proteínas animais como uma opção dentre várias, não a única. E jeitos criativos de preparar vegetais me interessam.

Essa lentilha é quase que feita no piloto automático: as lentilhas são muito mais fáceis de digerir do que os feijões, ou mesmo as carnes. Não precisam ficar de molho antes (ainda que possam), e acho uma base neutra e gostosa para colocar por cima do arroz.

Nesse dia, fiz com uma pegada mais “indiana”, caprichando nos sabores que associo a essa culinária. Não vejo a hora de poder ir para a Índia, plano que ficou indefinidamente adiado.

Isso me fez lembrar daquele curry indiano que comi em Spitafields, quando fui para Londres. Clique aqui para ler a respeito.

Voltando à receita: eu dei uma caprichada nas especiarias, e preparei da maneira como tenho aprendido nos meus livros de ayurveda. A ordem do refogado é uma recomendação deles, por sinal.

Espero que gostem!

CURRY DE LENTILHAS (para 2 pessoas comerem e repetirem!):

1 xícara grande de lentilhas verdes

1 xícara de espinafre (talos picados, folhas separadas dos talos)

1 cenoura, picada em cubinhos

1 colher de sopa de cominho em grãos

1 folha de louro

1 pitada de pimenta do reino moída na hora

1 colher de sopa de curry (usei aquele pronto da Bombay, que é muito gostoso)

sal e azeite de oliva a gosto

MODO DE PREPARO

Numa panela média, coloque os grãos de cominho, a folha de louro e o curry para refogar no azeite. Refogue em fogo baixo, por cerca de 2min.

Adicione as lentilhas, refogando também, e a seguir acrescente as cenouras. Cubra com água quente, o suficiente para ter 2 dedos acima do nível das lentilhas.

Tampe a panela e cozinhe por cerca de 20min. Desligue o fogo quando as lentilhas estiverem cozidas, as cenouras macias porém inteiras. Acrescente o espinafre, mexa muito bem (ele vai cozinhar no calor do cozido).

Adicione o sal e finalize com azeite e uma espremida de pimenta. Sirva com arroz, ou com farofa, ou com os dois, que foi como eu fiz.

Deixe um comentário